PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA E COORDENAÇÃO DO FHIST PROMOVEM O CONCURSO COM O TEMA: POR QUE DIAMANTINA É PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE?

Com vistas às comemorações dos 20 anos da obtenção do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, a Prefeitura Municipal de Diamantina propôs à coordenação do FHIST um concurso cujo objetivo seria responder à pergunta: “Por que Diamantina é Patrimônio Cultural da Humanidade?

O 5º Festival de História trouxe como o tema: “Histórias do Povo Brasileiro”. Neste contexto, a Prefeitura Municipal de Diamantina e a coordenação do Concurso FHIST oportunizou às instituições educativas, conhecer e tornar conhecida a história de Diamantina.

De acordo com o regulamento do Concurso FHIST, as escolas finalistas foram:

CATEGORIA A-DESENHO LIVRE

ESCOLA MUNICIPAL ROGÉRIO FIRMINO LOPES, localizada em CAPOEIRÃO

Prêmio: Uma bicicleta          Aluna: Amália Efigênia Santos          3º ano do Ensino Fundamental          Professora: Almira Cristiano

CATEGORIA B-TRINHA OU HISTÓRIA EM QUADRINHOS

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA JÚLIA KUBISTCHEK

Prêmio: Um tablete          Aluno: Yuri Antunes Martins          5º ano do Ensino Fundamental          Professora: Cláudia Geralda Gomes Ferreira

CATEGORIA: POESIA

ESCOLA MUNICIPAL DE SOPA

Prêmio: Um notebook          Aluna: Lavínia de Souza Figueiredo          6º ano do Ensino Fundamental          Professora: Maria Vanderlene Costa Gonçalves

Baixar Poesia

CATEGORIA: PARÓDIA

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS-CAMPUS DIAMANTINA

Prêmio: uma viagem à Brasília (com duas diárias em hotel com acompanhante) e ajuda de custo.          Aluna: Tainara Silva Almeida          2º ano do Ensino Médio          Professora: Marli Silva Fróes

Baixar Paródia

Durante a solenidade de premiação os estudantes apresentaram seus trabalhos lendo, explicando e declamando as produções. As professoras dos alunos finalistas receberam como prêmio uma viagem para um polo turístico mineiro.

A coordenação do Concurso FHIST agradece aos parceiros, patrocinadores dos prêmios, que possibilitaram a realização deste concurso: Pousada do Garimpo, Pousada Relíquias do Tempo, Deputado Estadual André Quintão, Otto Sarkis, Membro da coordenação do FHIST e diretor da HPLUS hotelaria.

O Prefeito Municipal de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque, por meio das Secretarias de Educação, Cultura, Turismo e Patrimônio parabeniza a todos os envolvidos no concurso FHIST, ressalta a importância do incentivo à produção literária e artística, como também   o desenvolvimento da Educação Patrimonial nas instituições educativas.