PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA REALIZA A I OFICINA DE TOQUE DE SINOS PARA A COMUNIDADE!

No último final de semana, nos dias 25 e 26 de outubro, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio (SECTUR) realizou a Oficina de Toque dos Sinos de Diamantina. O belíssimo evento durou dois dias e os participantes não apenas aprenderam mais sobre a LINGUAGEM DOS SINOS, mas também colocaram em prática os toques através das estantes que os organizadores providenciaram.

É a primeira vez que a prefeitura assume a responsabilidade de intervir diretamente com ações para a salvaguarda da linguagem dos sinos de diamantina que apresenta alguns sinais de fragilidade.

A oficina foi um sucesso foi bem participativa, incluindo também mulheres que se interessaram pela oficina ofereceu conteúdo conceitual e também prático. Para a pratica foi confeccionado num conjunto de estantes com enxadas para os alunos repercutirem os solfejos que foram treinados anteriormente, ao final do curso foi realizada uma visita à torre da Igreja de Nossa Senhora da Mercês em que todos tiveram a oportunidade de tocar o SINO. Outras ações relativas a esse patrimônio serão feitas e a SECTUR busca parceiros para contribuir com o projeto. A atividade faz também parte do Programa Municipal de Educação Patrimonial “De Olho no Patrimônio”, e também integra o Plano de Salvaguarda dentro da Política Pública de Proteção do bem Imaterial registrado pelo IPHAN: O Toque dos Sinos e o Ofício dos Sineiros de Minas Gerais.

Diamantina, 20 Anos de Título de Patrimônio Cultural da Humanidade! Estamos de Olho em Nosso Patrimônio!

Confira as fotos dos trabalhos realizados: