CULTURA E TURISMO GERA EMPREGO E RENDA POR MEIO DO CARNAVAL!

A Prefeitura de Diamantina, faz  a segunda atividade de prestação de contas do carnaval 2020! Primeiro foi feita a Live com a Secretária de Cultura Márcia Betânia, que por  mais de 1 hora apresentou o relatório de avaliação do carnaval. Agora, quem tiver interesse em ter acesso a este relatório pode acessar o site da Prefeitura: ( www.diamantina.mg.gov.br/relatoriocarnaval ) Esta iniciativa atende ao pedido do Prefeito Juscelino Rock que pediu para dar máxima transparência a todos os procedimentos feitos!

O relatório traz resultados importantes sobre o desenvolvimento cultural e a economia do carnaval. O investimento na cultura associada à cadeia do turismo gera um resultado multiplicador  pois significa que o dinheiro deixado pelo turista, por exemplo, pelo pagamento do hotel, do meio de transporte, da refeição num restaurante ou de um ingresso para determinado evento, tende a circular pelos diferentes setores e agentes da economia local, distribuindo renda e riqueza para os diferentes atores econômicos. A média de ocupação hoteleira chegou a quase 79%, mas há também o valor gasto com outros meios de hospedagem não formais. A renda per capta do turista este ano foi elevada mais uma vez. Além disso, há os benefícios diretos representados pela cadeia produtiva da cultura por meio da contratação de dezenas de artistas, produtores, iluminadores, decoradores e tantos outros técnicos.

Mais uma vez ficou demonstrado que o investimento no nosso carnaval traz muitos benefícios para o município. Foram centenas de postos de trabalhos gerados,  houve o incremento da economia interna gerada pela movimentação financeira advinda da renda gerada pelas centenas de turistas e também a dos próprios moradores. As várias novas estratégias implantadas foram muito positivas agregando valor ao nosso carnaval como produto turístico atrativo!

Relatório Oficial do Carnaval 2020 – Patrimônio Cultural da Alegria