Semana de Turismo de Diamantina

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro, no Anfiteatro do Campus I, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), a Prefeitura de Diamantina, o SEBRAE-MG e Curso Bacharelado em Turismo da UFVJM realizarão a Semana de Turismo de Diamantina. O evento acadêmico e científico marca as comemorações dos 10 Anos do Curso e também inaugura um novo nível nas relações institucionais com Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais e internacionais.

A programação do evento contempla atividades como apresentações, oficinas e mesas redondas onde serão promovidas discussões sobre os temas Políticas Públicas, Meio Ambiente e Patrimônio. As atividades contarão a participação de referenciados técnicos e estudiosos da FUNATURA, da FJP, do IFNMG, do Instituto Rosa e Sertão, do MTur, do SEBRAE-MG, da SETUR-MG, da UFMG, da UFOP, da UFVJM e da Universidad Nacional del Comahue – Argentina.

O evento está aberto à participação da comunidade acadêmica, de docentes e discentes de outras IES e daqueles que desejam conhecer e contribuir com o debate sobre o turismo.

Faça o Download do Folder da Programação da Semana de Turismo de Diamantina

Faça o Download do Cartaz da Programação da Semana de Turismo de Diamantina

Curta a página do evento no Facebook

Confira abaixo mais detalhes sobre o evento!


Placa 5

Desde a última crise da mineração, no final do século XX, Diamantina tem diversificado suas atividades econômicas, dentre as quais o turismo é um dos principais expoentes. No entanto, o cenário econômico contemporâneo do Brasil engendra uma série de desafios para o contínuo desenvolvimento do setor turístico do município, em particular, e do país, em geral.

Em meio à atual crise fiscal do Estado brasileiro, é necessário trazer à tona discussões sobre o papel do poder público para a dinamização de atividades produtivas que propiciem a redistribuição mais equitativa da renda. A valorização da cultura e do patrimônio é importante para que não haja submissão acrítica à lógica do mercado e às tendências de massificação e homogeneização dos serviços.

Considerando, sobretudo, a realidade do Norte de Minas e do Vale do Vale do Jequitinhonha, a gestão social de áreas ambientalmente frágeis e habitadas por populações tradicionais é crucial para o desenvolvimento territorial autêntico.

Placa 9Para fomentar essas discussões a Semana de Turismo de Diamantina contará com referenciados pesquisadores e técnicos das instituições: FUNATURA, FJP, IFNMG, Instituto Rosa e Sertão, Ministério do Turismo, SEBRAE-MG, SETUR-MG, UFMG, UFOP, UFVJM e Universidad Nacional del Comahue (Argentina).

O evento é comemorativo aos 10 anos de existência do Curso de Graduação em Turismo da UFVJM e também inaugura um novo nível nas relações institucionais com IES nacionais e internacionais. As palestras e oficinas têm por objetivo a participação da comunidade acadêmica, do trade turístico, e de todos que desejam contribuir com o debate sobre o turismo.

Placa 4

Placa 1

14:00 hs – Credenciamento

15:30 hs – Solenidade de abertura

16:00 hs – Apresentação dos 10 anos do Curso de Turismo da UFVJM (egressos e trabalhos)

18:00 hs – Coffee Break

19:00 hs – Mesa Redonda – Políticas públicas e desenvolvimento do turismo:

– Prof. Dr. Nelson Antônio Quadros Vieira Filho (Fundação João Pinheiro) – Planejamento do Turismo: a experiência recente do estado de Minas Gerais;

– Prof. Dr. Marcelo Horacio Impemba (Universidad Nacional del Comahue – Argentina) – El desarrollo turístico en poblaciones rurales y sus estratégias de intervención;

– Alessandra Azevedo (Secretaria de Estado de Turismo – MG) – Observatório do Turismo de Minas Gerais;

Moderadora: Prof.ª Mª. Cynthia Regina Fonte Boa Pinto (UFVJM).

Placa 2

14:00 hs – Pocket Bootcamp: Proposta de Valor e Modelagem de Negócios (SEBRAE-MG)

15:00 hs – Grupo de Trabalho: A formação do bacharel em turismo. Discussão realizada por coordenadores, professores e especialistas da área. Duração: 3h.

18:00 hs – Coffee Break

19:00 hs – Mesa Redonda – Políticas públicas e gestão do território.

– Me. Cristiano Araújo Borges (Ministério do Turismo) – Políticas públicas e o Mercado: ações do MTur;

– Prof. Dr. Rodrigo Meira Martoni (UFOP) – Forma de Ser do Estado: reflexões necessárias para análises de políticas de turismo;

– Prof.ª Mª. Damiana de Sousa Campos (IFNMG e Instituto Rosa e Sertão) e Cesar Victor do Espírito Santo (Fundação Pró-Natureza – FUNATURA) – A experiência do turismo de base comunitária: gestão integrada das áreas protegidas.

Moderador: Prof. Dr. Guilherme Fortes D. C. Varajão (UFVJM).

Placa 3

14:00 hs – Oficina: Turismo, Território e Patrimônio em Contextos Interculturais. Ministrada pelos professores Espª. Maria Graciela Maragliano e Dr. Marcelo Horacio Impemba (Universidad Nacional del Comahue – Argentina). Duração: 4h.

14:00 hs – Oficina: Mosaico Sertão Veredas Peruaçu: um olhar sobre as diferentes territorialidades e identidades coletivas na gestão integrada das áreas protegidas. Ministrada pela Prof.ª Mª. Damiana de Sousa Campos (IFNMG e Instituto Rosa e Sertão) e pelo César Victor do Espírito Santo (Superintendente Executivo da FUNATURA). Duração: 4h.

18:00 hs – Coffee Break

19:00 hs – Mesa Redonda – Cultura e Patrimônio

– Prof.ª Espª. Maria Graciela Maragliano (Universidad Nacional del Comahue – Argentina) – La interpretación del patrimonio en la gestión del território;

– Prof. Dr. Juca Villaschi (UFOP) – Turismo e Cultura: contradições contemporâneas;

– Prof.ª Drª Diomira Maria Cicci Pinto Faria (UFMG) – Turismo e Economia da Cultura;

Moderadora: Prof.ª Espª. Virginia Martins Fonseca (UFVJM).

Placa 6

Alberis Vinicius Cristiano Mafra – Turismólogo da Prefeitura de Diamantina

Luciana Teixeira Silva – Analista Técnica do SEBRAE MG-Diamantina

Prof. Dr. Guilherme Fortes D. C. Varajão – UFVJM

Prof.ª Mª. Cynthia Regina Fonte Boa Pinto – UFVJM

Prof.ª Mª. Elcione Luciana da Silva – UFVJM

Prof.ª Drª. Fernanda de Alencar Machado Albuquerque – UFVJM

Prof. Dr. Hebert Canela Salgado – UFVJM

Prof.ª Mª. Kamila Brant de Araújo Maurício – UFVJM

Realização


Serviço

Evento: Semana de Turismo de Diamantina

Data: 23, 24 e 25 de novembro de 2016

Local: Anfiteatro do Campus I da UFVJM

Contato: turismo@diamantina.mg.gov.br