SERTÃO DIAMANTE 2019 ATRAI MAIS DE MIL ATLETAS PARA DIAMANTINA

Em sua 7ª edição, evento consolida-se como uma das maiores provas de Mountain Bike de MG

No próximo fim de semana, 27 e 28 de julho, o município de Diamantina / MG, localizado na região do Alto Jequitinhonha e emoldurado pela Serra dos Cristais, recebe uma das maiores provas de Mountain Bike do estado: a Sertão Diamante – Maratona de 2 dias de Mountain Bike. Em sua 7ª edição, o evento já tem 1.120 atletas inscritos e promete repetir o sucesso de anos anteriores, ocupando toda a rede hoteleira local e levando inúmeros benefícios para a cadeia turística e econômica do município, que comemora 20 anos do título de Patrimônio Mundial.

A Sertão Diamante consiste em uma prova no formato XCM (Maratona), dividida em dois dias. Nessa 7ª edição, terá três percursos e 39 categorias. O primeiro dia – sábado, 27 de julho – será em áreas do Parque Estadual do Biribiri, totalizando 95 km no Percurso A (longo) e 60 km no Percurso B (reduzido). No segundo dia de prova – domingo, 28 de julho –, o destino será em direção ao Distrito de Extração (Curralinho), com os dois percursos, longo e reduzido, com 63 km. Uma inovação deste ano é o Percurso C, com 30 km em cada dia, nos mesmos locais dos percursos A e B, e destinado à categoria Infanto Juvenil – 12 a 15 anos.

Trata-se de uma prova chancelada e supervisionada pela Confederação Brasileira de Ciclismo e pela Federação Mineira de Ciclismo, contando pontos nos rankings brasileiro e mineiro de Mountain Bike, o que reforça a competitividade do evento e valoriza os atletas filiados do nosso estado. De acordo com pesquisas de anos anteriores, reúne ciclistas de 17 a 60 anos ou mais, de diversos estados do Brasil, como Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Goiás, sendo a grande maioria do gênero masculino.

A secretaria da prova, entrega dos kits, saída e chegada dos atletas são na Praça Dr. Prado, que fica no centro de Diamantina. É lá também que é realizada uma feira com stands de lojas do setor e de fabricantes de bicicletas, equipamentos e acessórios, e o espaço de convivência, com área gourmet e de descanso.

A Sertão Diamante 2019 é uma realização da “Sertão Diamante – Esporte, Cultura e Desenvolvimento”, com os patrocínios da Tripp Aventura, Groove Bikes e Prefeitura Municipal de Diamantina.

Confira algumas imagens da edição de 2018:

Esporte, Cultura e Desenvolvimento

Além de seguir os trâmites de uma competição federada, a Sertão Diamante busca ser uma prova sustentável, com total respeito ao meio ambiente, ao atleta e sua equipe, ao município e região que a recebem, sempre pautada no slogan “Esporte, Cultura e Desenvolvimento”. Na entrega do kit de participação, cada atleta contribui com dois quilos de alimento não-perecível que são doados a moradores de comunidades por onde a prova passa e a projetos sociais locais. Além disso, todos os anos a organização do evento promove melhorias no trajeto, como reconstrução de pontes e estradas.

Histórico

A Sertão Diamante foi criada em 2013, por amigos apaixonados e dedicados ao Mountain Bike: Antônio Marcos Fernandes, Antônio Ricardo Fernandes e Paulo Henrique Pereira, de Curvelo / MG. Naquela época, a modalidade de nome ‘Mountain Bike’ crescia consideravelmente, porém em Minas Gerais ainda existiam poucas provas que conseguiam reunir um número considerável de participantes. Com um trabalho focado na atenção ao atleta e aos seus acompanhantes, com estrutura de apoio e organização impecáveis, o evento passou de 150 atletas, no ano de seu lançamento, para 1.070 participantes, em sua 6ª edição, em 2018.

As duas primeiras edições, em 2013 e 2014, tiveram como trajeto Curvelo-Diamantina, do sertão ao diamante, e, a partir da terceira, passou a ser realizada inteiramente na terra dos diamantes. Desde a 1ª edição, a prova é homologada pela Federação Mineira de Ciclismo e, em 2015, passou a ser chancelada e supervisionada também pela Confederação Brasileira de Ciclismo.

Sertão Diamante – Maratona de 2 dias de Mountain Bike
27 e 28 de julho de 2019 – Diamantina / MG
Informações para a imprensa / Envio de matérias, fotos e vídeos durante o evento:
Jornalista Flávia Cesar – (38) 9 8829.3231 – flaviajornalista73@gmail.com
Créditos das imagens: Alysson Vieira
Outras informações, fotos e vídeos das provas de 2016 a 2018:
www.sertaodiamante.com.br