TODOS JUNTOS NA GUERRA CONTRA A DENGUE!┬á­čŽč

Os surtos mais significativos da Dengue ocorrem no ver├úo, devido ├ás condi├ž├Áes clim├íticas ideais para o desenvolvimento e dissemina├ž├úo da doen├ža no pa├şs.

Em Diamantina, as a├ž├Áes de controle da Dengue s├úo executadas diariamente pela Secretaria Municipal de Sa├║de atrav├ęs de visitas peri├│dicas em todos os im├│veis do munic├şpio pelos Agentes de Combate as Endemias.

Neste sentido, desde o in├şcio de janeiro deste ano, as visitas dos ACE foram intensificadas nas resid├¬ncias dos bairros mais infestados pelo v├şrus da Dengue. Os servidores seguem orientando a popula├ž├úo, identificando e eliminando os focos do mosquito, bem como, tratando os focos permanentes.

Al├ęm disto, fortalecemos as a├ž├Áes de preven├ž├úo, identificando lotes vagos com risco potencial de infesta├ž├úo do Aedes, e solicitando aos propriet├írios ou respons├íveis para sanarem as irregularidades existentes. Al├ęm disso, o tema “Combate ao Aedes Aegypti” tem sido trabalhado nas escolas, buscando transformar as crian├žas em aliados nesta luta.

A Secretaria Municipal de Sa├║de registrou at├ę o dia 20 de fevereiro de 2020, 159 notifica├ž├Áes de dengue, sem a ocorr├¬ncia de nenhum caso grave ou ├│bito pela referida doen├ža. Os casos notificados est├úo sendo acompanhados pelo setor de epidemiologia, que vem identificando caso a caso, todos os pacientes que ainda n├úo realizaram exames comprobat├│rios da doen├ža, a fim de conhecer e monitorar de forma mais eficiente o perfil epidemiol├│gico da dengue em nosso munic├şpio.

Uma conquista importante da ├írea da sa├║de foi a transfer├¬ncia da realiza├ž├úo dos exames realizados pelo laborat├│rio de refer├¬ncia para Dengue em Montes Claros, para a FUNED em Belo Horizonte, o que reduziu o tempo de espera dos resultados de 3 meses para uma semana aproximadamente.

A participa├ž├úo ativa de toda a sociedade ├ę a ├║nica forma de vencermos a guerra contra o Aedes Aegypti.

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA
NOSSO MAIOR PATRIM├öNIO ├ë VOC├Ő!