Eventos na cidade

foto de Carnaval Diamantina ?>
23/02 a 28/02

Carnaval Diamantina

Aqui tem historia e alegria!

Com clima familiar e de resgate das tradições carnavalescas, Diamantina vai reunir sua comunidade e atrair turistas entre os dias 24 e 28 de fevereiro com uma programação para todas as idades e gostos. Vários espaços foram pensados para que o diamantinense e o turista se sintam em casa e se divirtam durante o carnaval.

O já tradicional “Espaço do Samba”, na Rua da Quitanda, promete ser o mais agitado desse carnaval não só pelas atrações ligadas ao samba de raiz, como os Grupos Sambeco e Grupo Samba de Uma Moça Só, mas também pela tradicional ocupação que os diamantinenses e visitantes já fazem desse espaço, cuja encantadora paisagem arquitetônica é cenário concorridíssimo também pelas Vesperatas que ocorrem de abril a outubro na cidade.

Outro destaque é o “Espaço da Folia” que terá como palco a Praça Niemeyer. Essa é uma proposta inovadora da Administração Municipal que visa promover a revitalização e o uso público de uma área bem no coração de Diamantina e que era, historicamente, degradada e abandonada. A ideia é de que toda a família encontre espaço para se divertir nesse local e para isso foi elaborada uma programação musical variada e de qualidade.

A casa do Becudus do Motta se transformará no “Espaço do Motta”, dando sentido à expressão popular de que “o bom filho à casa torna”! O Becudus, tradicional banda de música que ditava o ritmo da folia dos antigos carnavais, dividirá o palco com outros artistas locais que se apresentarão para um público cativo e nostálgico dos movimentos boêmios e carnavalescos iniciados no Beco do Motta e no Beco do Alecrim na década de 70.

Na Praça de Esportes será promovido o “Espaço da Criança”, apresentando um carnaval diferenciado, lúdico, com brinquedos e brincadeiras para a criançada colocar a fantasia e cair na folia, com diversão e segurança garantidas!

O “Espaço do Mercado Velho” reinará repensado e absoluto na Praça Barão de Guaicuí. Diamantinenses e turistas encontrarão lá variada oferta de alimentação e atrações que reafirmam a musicalidade de Diamantina no Carnaval. Artistas locais, bandas de música da cidade e dos distritos, apresentação de músicos reformados da centenária Banda da Polícia Militar e o corredor do Circuito Cultural dos Blocos completam a folia no local. Ainda neste espaço haverá uma programação feita exclusivamente para a melhor idade (terceira Idade)!

A atual Administração tinha, a princípio, a intenção de manter o palco na Praça do Mercado que abrigaria as tradicionais Batucadas, além de outras bandas da programação, ceder parte do espaço para uma empresa que ficaria responsável por organizar a folia, vender abadás e, no final, repassar o lucro para as bandas, mas isso não foi aceito pelos representantes da Bartucada e Batcaverna. Segundo o prefeito “era a proposta que a gente tinha, mas eles não aceitaram. Estamos em crise e não temos verba para bancar o que as bandas pediram”. Finaliza afirmando que “reconhece a importância das duas bandas e que a remuneração faz parte do trabalho, mas a administração partiu para um planejamento viável”.

Além dos já citados espaços organizados, haverá o “Circuito Cultural dos Blocos”, certamente a aposta da atual Administração como maior inovação e atração do Carnaval de Diamantina!

Identificando a demanda espontânea da comunidade pela criação de novos blocos (movimento que ocorre também em outras cidades mineiras), a SECTUR – Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico de Diamantina – promoveu o cadastro de novos blocos de forma presencial e online. Os novos blocos potencializarão a oferta que os blocos tradicionais já trazem e permitirão a participação de outros setores e perfis da comunidade, como crianças, universitários, grupos folclóricos e representações dos distritos.

O Circuito dos Blocos de Carnaval quer retomar a participação de blocos tradicionais como “As Domésticas Aposentadas”, “Bloco Rato Seco”, “Palhassada”, “Peninhas” e outros que deixaram de participar da festividade, além de potencializar os que aí já estão como “Sapo Seco”, “Me Ampara Senão eu Caio”, “Xai Xai”, “Xica da Silva”, dentre outros.

Outra novidade é que os aquecimentos dos blocos também passarão a figurar na agenda do Carnaval, não só como momento de ensaio e divulgação das programações, mas também como estratégia de captação de recursos para financiar os próprios blocos e, claro, para atrair os diamantinenses e turistas para a festa momesca.

Para fomentar a participação do público, a SECTUR busca trabalhar também na formatação e na comunicação dos produtos dos blocos caricatos: local de concentração, venda de ingressos, camisas, fantasias, as formas de participação nas concentrações e nos circuitos dos blocos.

Segundo a Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico, Márcia Betânia de Oliveira Horta, “o objetivo é destacar o que elevou o nosso carnaval ao status de “Melhor Carnaval de Rua do Brasil”: a tradição! Buscamos promover um carnaval cultural, mais familiar, resgatando a tradição que se renova ao longo dos anos. Queremos respeitar a diversidade para que todos tenham espaço na folia”.

Para o Prefeito Municipal, Juscelino Brasiliano Roque, o modelo da festa é um processo em evolução que tende a se fortalecer com o tempo, valorizando, sobretudo, nossa gente e seus costumes. Afirma que, com maior tempo de planejamento, a tendência é fortalecer e melhor organizar o evento, uma vez que a atual gestão teve que pensar o carnaval com apenas um mês, não tendo recebido nada organizado. Ressalta, ainda, que, em função de dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios, o que em Diamantina não é diferente, o carnaval será tratado com responsabilidade para que os próximos anos de mandato não paguem um preço alto por se fazer agora algo além das possibilidades orçamentárias, contudo, a expectativa em relação ao turismo é positiva, especialmente por tratar Diamantina de uma cidade tão rica em tradições. Destaca ainda que, tempo de crise, como a própria palavra traz, é tempo também de “CRIE”, é oportunidade de usar a criatividade e, segundo ele, isto é o que não falta aos diamantinenses, e que, no caso do carnaval, é oportunidade de as relações culturais e sociais se oxigenarem. E finaliza: “Diamantina é uma das poucas cidades que consegue realizar uma grande festa somente com seus produtos, frutos de sua arte centenária”.

Ver detalhes deste evento

Ver menos Ver mais
foto de Diamantina Gourmet ?>
05/11 a 19/11

Diamantina Gourmet

Entre 5 e 19 de novembro acontece a sétima edição do Diamantina Gourmet. Nove restaurantes da cidade vão oferecer pratos ricos em cheiros e sabores. Com receitas exclusivas para o Festival, os restaurantes utilizarão ingredientes locais e ou regionais em seus pratos.

A abertura do Festival acontece nos dias 05 e 06 de novembro na Praça do Mercado Velho com workshops de culinária e apresentações culturais. E até 19 de novembro, serão realizadas apresentações culturais no município e a continuidade dos pratos no cardápio dos restaurantes participantes.

Lista de restaurantes participantes e seus respectivos pratos e descrição dos mesmos:

Al Árabe Café e Restaurante – Laban Immo - “Laban Immo, significa literalmente Laban de sua mãe; laban é a mistura de coalhada usada para adicionar ao molho onde a carne é cozida. Este prato de carne de carneiro é uma lembrança de casa para os libaneses. Acompanhado de arroz sírio. Com carne de carneiro ou com carne de boi (músculo)

Brigaderie Bistrô – Fillet à Patisserie – Casquinha de queijo do Serro com iscas de fillet, farofa de castanha, sorvete de queijo e calda de aceto balsamico reduzido. A ideia é um prato com aparência de doce mas é totalmente Salgado.

Deguste Dressing Restaurant – Sabor do Quintal - Costelinha Suína flambada na cachaça ao molho agridoce de rapadura; purê de mandioca ao alecrim, com lascas de queijo minas gratinado sobre cama de verduras da estação, ao alho (couve, mostarda, espinafre ou agrião).

Sushi Barroco – Fitness do Chef – Filé de tilápia grelhado com purê de batata doce com wasabi. Para acompanhar, chutney de abacaxi ou morango, salada fresca com alface, rúcula e tomate cereja.

Apocalipse – Revelação da Serra – Alcatra suína assada ao molho de limão capeta e rapadura, com cobertura de lascas de requeijão caseiro, servida com purê de abóbora ao creme de queijo, com toque de geleia de abacaxi e crispy de taioba.

Pousada Relíquias do Tempo – Café Colonial Relíquias* - Café Vespertino com quitutes mineiros como: roscas, sequilhos, bolos, broas, chocolate quente, queimadinha, chás, sucos, arroz doce, mingau de fubá, pão de queijo, entre outros. Ressaltamos o Pão de Cebola com picadinho de linguiça mineira.

Restaurante Casa Real – Carne de Sol Real – Carne de Sol grelhada deitada em mousseline de mandioquinha baroa coberta com molho pesto de rúcula e manjericão.

Livraria e Café Espaço B – Ouro da Terra – Risoto de canjiquinha e queijo do serro, cupim ao molho reduzido de rapadura e balsâmico em cama de ora-pró-nobis salteado.

 Catedral Pub – Lombo em crosta de feijoada e torresmo com crispy de couve e molho de laranja

Relicário Gastronomia – Frango da Vó Stela – Releitura de frango ensopado. Coxa e sobrecoxa ao molho pardo com cenourinha branca, acompanhado de mostarda refogada, angu e arroz branco.

Pousada do garimpo – Frango Caipira Chic com quiabo contemporâneo* - Frango caipira recheado de cogumelos de paris e requeijão de raspa, vestido em paletó de taioba e massa crocante,servido com Souflé de milho verde , quiabo e queijo do serro curado e legumes dourados no azeite extra virgem.”

*Todos os pratos estarão disponíveis de 5 a 19 de novembro, exceto na Pousada do Garimpo que ficará disponível apenas 11, 12, 13 de novembro. Já a Pousada Relíquias do Tempo participa do evento apenas nos dias 9 e 10 de novembro de 19h às 21h.

Ver detalhes deste evento

Ver menos Ver mais
foto de Aniversário de recebimento do Título de Patrimônio da Humanidade ?>
01/12

Aniversário de recebimento do Título de Patrimônio da Humanidade

Diamantina foi inscrita na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO no ano de 1999. Na próxima quinta-feira, 01/12/2016, a cidade celebra o aniversário de 17 anos de recebimento do título.

A Secretaria Municipal de Cultura Turismo e Patrimônio em parceria com Conselho Municipal de Turismo, com o Sebrae, instituições, artistas, empresariado e moradores locais preparou uma intensa programação em diferentes espaços da cidade para comemorar, dialogar e debater sobre o tema.

Fiquem atentos e participem!

Acesse pelo QR code ou link abaixo a programação do evento

Acesse a programação do evento

Acesse a programação do evento

Ver detalhes deste evento

Ver menos Ver mais
foto de Festa de Reis – Distrito Inhaí. ?>
06/01 a 06/01

Festa de Reis – Distrito Inhaí.

A Festa de Reis de Inhaí existe há  aproximadamente  150 anos. É uma das mais importantes tradições do distrito, tanto que já foi criada a folia infantil com o objetivo de ensinar as próximas gerações e preservar a cultura local. Os instrumentos utilizados são: violão, sanfona, pandeiro, caixa, pataque e cavaquinho. A forma de cantar é: um canta e os outros respondem. Geralmente, são homens que realizam este evento e algumas mulheres devotas dos Santos Reis.

Ver detalhes deste evento

Ver menos Ver mais
foto de II Exchange Diamantina ?>
20/10 a 21/10

II Exchange Diamantina

Ver menos Ver mais
foto de Vesperatas Temporada 2017 ?>
08/04 a 08/04 29/04 a 29/04 06/05 a 06/05 19/05 a 19/05 27/05 a 27/05 10/06 a 10/06 24/06 a 24/06 01/07 a 01/07 15/07 a 15/09 29/07 a 29/07 05/08 a 05/08 19/08 a 19/08 26/08 a 26/08 02/09 a 02/09 12/09 a 12/09 23/09 a 23/09 14/10 a 14/10 21/10 a 21/10 01/01

Vesperatas Temporada 2017

A Vesperata de Diamantina é um espetáculo musical sem igual nas Minas Gerais, repleto de momentos de emoção tanto para os expectadores que assistem ao evento pela primeira vez, quanto para aqueles que já se declararam apaixonados e retornam sempre que surge oportunidade.

Ver detalhes deste evento

Ver menos Ver mais
foto de XXIV Escola de Álgebra 2016 ?>
31/07 a 05/08

XXIV Escola de Álgebra 2016

A Escola de Álgebra é um encontro bianual de algebristas e é o maior congresso no Brasil totalmente dedicado à Álgebra e tópicos relacionados. A Escola de Álgebra de 2016 será organizada pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais em colaboração com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e será realizada na cidade de Diamantina, MG, entre 31 de julho e 5 de agosto de 2016.

O evento ocorrerá nas dependências da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Campus I, Rua da Glória 187, Diamantina/MG

Ver detalhes deste evento

Ver menos Ver mais
foto de Rua de Lazer ?>
18/06

Rua de Lazer

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Sesc convida você e sua família para participar da Rua de Lazer em Diamantina.
Haverá diversas atividades, entre elas: oficinas, atividades recreativas, jogos, camas-elásticas, equipe palco, e outras.

Ver detalhes deste evento

Ver menos Ver mais
foto de Diamantina receberá no dia 23 de Julho o RoadStock ?>
23/07 a 23/07

Diamantina receberá no dia 23 de Julho o RoadStock

Inspirado em eventos como El Diablo Run e Gypsy Run, ao RoadStock traz a Minas Gerais o espírito daTraditional Run, ou seja: “high mileage and low drama” . Em outras palavras, trata-se de um evento focado em um público apreciador das estradas e que não se sente a vontade nos grandes eventos motociclísticos, marcados por altos custo financeiro, muito cromado e baixa quilometragem.
Local: Praça do mercado velho
Horário: 19horas

Ver detalhes deste evento

Ver menos Ver mais
foto de Patrimônio Gráfico em movimento: ateliê aberto na tipografia ?>
21/05 a 21/05

Patrimônio Gráfico em movimento: ateliê aberto na tipografia

Ateliê aberto: tipografia, encadernação, xilogravura, conservação-restauração de material tipográfico!

Ver detalhes deste evento

Ver menos Ver mais