A VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA GUERRA CONTRA A DENGUE

A Vigilância em Saúde na guerra contra a Dengue

A Dengue ocorre em diversos períodos do ano, porém, é no verão que os surtos são mais significativos, pois, é exatamente nesta estação que o mosquito Aedes Aegypti encontra as condições ideais para o seu desenvolvimento.
Em Diamantina, o combate ao Aedes tem sido prioridade para o Departamento de Vigilância em Saúde do município. Desde os primeiros dias deste ano, a Equipe da Vigilância Ambiental/Zoonoses, intensificou as visitas nos imóveis de todos os bairros do município, estendendo a ação também aos imóveis da zona rural, no propósito de localizar e eliminar focos do mosquito, bem como tratar com o uso de larvicida os focos permanentes como caixas d’agua, ralos e outros. Outra importante ação que tem sido desenvolvida pelos Agentes de Combate as Endemias na guerra contra a Dengue é o bloqueio de transmissão viral, conhecido como “Fumacê Costal”, que consiste na borrifação de produto químico nas áreas prioritárias, determinadas por alto índice de casos notificados da doença.
A Equipe da Vigilância Sanitária tem fortalecido suas ações nos locais de maior incidência de casos suspeitos de Dengue, identificando lotes vagos com risco potencial de infestação do Aedes, e intimando os proprietários ou responsáveis para sanarem as irregularidades existentes.
Já a Equipe da Vigilância Epidemiológica tem acompanhado os pacientes em tratamento e monitorado as atividades das equipes de saúde, com vistas a conhecer a distribuição geográfica da doença e seus índices de infestação, identificando as áreas de maior risco. Esses dados são consolidados e divulgados semanalmente, através do boletim informativo da Dengue no município, servindo também de embasamento para adoção de medidas de controle, que são recomendadas pela área da vigilância em saúde.
A Vigilância da Promoção à Saúde através do programa Saúde na Escola, vem trabalhando anualmente o tema “Combate ao Aedes Aegypti” nas escolas estaduais e municipais de Diamantina, com envolvimento de aproximadamente 4.000 alunos, buscando com esta ação, transformá-los em parceiros na conscientização da população.
A parte da educação em saúde tem sido realizada por um funcionário da vigilância em saúde que realiza periodicamente, visita nas escolas a fim de transmitir as informações aos alunos de como se prevenir da Dengue.
A Dengue é uma doença grave e pode ocasionar danos irremediáveis à vida humana, neste sentido, o trabalho de prevenção merece uma reflexão da sociedade, repensando seu papel como agente principal no combate ao mosquito que também transmite o Vírus Chikungunya e Zika.

Equipe Vigilância em Saúde