ATENÇÃO!

NOTA DE ESCLARECIMENTO!
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS vem a público esclarecer a todos sobre as abordagens feitas as pessoas em situação de rua em nosso município. O CREAS tem realizado frequentemente abordagens em pontos estratégicos como: Rodoviária, Coreto que fica no Largo Dom João, no Centro e sempre que somos acionados. Hoje as pessoas que se encontram em situação de rua são:
E. C. S. e seu companheiro A. A. P. Trata-se de casal que encontram-se dormindo no antigo prédio do IPSEMG. Ambos são moradores de Diamantina que possuem vínculos familiares fragilizados.
O CREAS já realizou várias abordagens e no último mês fez três tentativas de retirá-los da rua. Até o momento sem sucesso. Na última tentativa solicitamos o benefício de Aluguel Social, do qual foi concedido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDS e até o momento o casal não retornou ao equipamento com a indicação do local a ser alugado por eles, para que possamos dar seguimento ao processo.
Como o comprometimento da senhora E.C. S. é muito maior, o que já ocasionou inclusive perda da visão do olho direito (CREAS acompanhou todo o procedimento de consulta e internação junto a Santa Casa). Nossa atual tentativa, no momento está sendo o acionamento do Ministério Público para que seja viabilizado, como medida de proteção, Internação, no que estamos aguardando posicionamento. Devido ao constante uso de álcool, o casal já se encontra referenciado no CAPSad, porém não adere ao serviço.
F. A. P. S.
Trata-se de pessoa em transito que encontra-se dormindo no Prédio do Banco Itaú. Está em Diamantina a aproximadamente 01 ano. Já foram feitas várias abordagens pela equipe. É natural da cidade de Paracatú/MG onde já realizamos contato com o CREAS da localidade. Alega querer ir para Campo Grande/MT, porém já foi oferecido passagem para seu retorno algumas vezes. Por vezes vai para o Pronto Atendimento devido a convulsões alcóolicas. Já se encontra referenciado no CAPSad, mas não adere.
Nossa atual tentativa no momento é oferecer internação em Comunidade Terapêutica, na cidade de Sete Lagoas que já se disponibilizou a acolher o senhor F. mesmo neste momento de Pandemia.
Gostaríamos de deixar registrado que a equipe do CREAS tem intensificado o trabalho junto as pessoas que se encontram em situação de rua e se colocado sempre à disposição para acolher as demandas, porém é importante esclarecer que, o trabalho de abordagem junto as estas pessoas requer cuidado, paciência em sua maioria tempo, necessitando de sensibilização e articulação junto aos usuários e seus familiares e demais políticas públicas, principalmente saúde e saúde mental. É importante esclarecer ainda que esses usuários precisam querer aceitar ajuda, do contrário nosso trabalho fica inviabilizado.
No entanto, não desanimamos frente aos desafios que a nós, é colocado diariamente, pois sabemos do grau de risco e vulnerabilidade que estas pessoas se encontram.
Entendemos que, ver as pessoas vivendo na rua cause muitas vezes comoção, principalmente com o período do frio e nesse momento de pandemia que estamos vivendo. Porém pedimos a população que mesmo com intuito de ajudar, evitem filmar e expor essas pessoas principalmente nas redes sociais.
Em caso de dúvida entrem em contato com a CREAS.
Rua da Glória, nº 192, centro. 38. 3531-9732
PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA
NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO É VOCE!