EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL, REVIVAM A PARTICIPAÇÃO DA GUARDA ROMANA NA CELEBRAÇÃO DA SEMANA SANTA EM DIAMANTINA

A Guarda Romana de Diamantina, no contexto da Semana Santa🛐, apresenta-se como uma das mais tradicionais celebrações do Estado de Minas Gerais🔺 e insere-se como bem cultural imaterial no vasto patrimônio cultural diamantinense.
.
A Guarda Romana de Diamantina está inscrita no Livro das Celebrações📖 (no qual são inscritos rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social) devido a toda a importância que lhe é conferida dentro da Semana Santa, assim como a particularidade dos seus toques e a execução de uma coreografia entre os Guardas, o que marca um diferencial em sua participação.
.
Neste ano de 2020, em virtude da grave crise em saúde😷, foram suspensas as atividades com aglomerações públicas, dentre estas, as relacionadas à Semana Santa, que estão sendo realizadas com a participação de poucos membros da igreja ⛪e transmitidas virtualmente pela Arquidiocese de Diamantina com o apoio da Prefeitura Municipal de Diamantina e de empresas parceiras.
.
No intuito de rememorar a participação da Guarda Romana na Semana Santa, apresentamos uma série de imagens📷 das celebrações realizadas no ano de 2019.
.
PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA
NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO É VOCÊ!

.