FESTA DO DIVINO 2019, 31 DE MAIO A 09 DE JUNHO

PLANO DE SALVAGUARDA

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DIAMANTINA

MODO DE FAZER DO BOLO DE ARROZ

A Prefeitura Municipal de Diamantina, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, convida a todos para a Festa do Divino a ser realizada no período de 31 de maio a 09 de junho de 2019. A Festa do Divino, bem como o modo de fazer do Bolo de Arroz, são patrimônios culturais do município por serem uma importante referência cultural dos diamantinenses.

Mais de dois séculos de história!

A Festa do Divino Espírito Santo de Diamantina ocorre anualmente no domingo de Pentecostes, 50 (cinquenta) dias depois da Páscoa para celebrar a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. Além de manifestação católica, o bem destaca-se por sua relevância histórica e cultural e vem sendo recriado pelas gerações ao longo dos tempos. São conhecidos festeiros desde o final do século XIX até os dias atuais, com registros em jornais, livros e em estudos sobre Diamantina.

A Festa do Divino reúne diversas formas de expressão e distintos saberes. Musicalidade, na tradicional Folia do Divino, marujada e caboclinhos, saberes e ofícios reconhecidos na costura, nos bordados, produção de roupas e adereços, e peculiaridades, no seu modo de fazer, como na produção do Bolo de Arroz e na confecção dos docinhos.

Incorporado à festa e suas tradições, se insere a distribuição do Bolo de Arroz. Pesquisas realizadas identificaram que a produção e o consumo do Bolo de Arroz são elementos de presença contundente no imaginário local, em especial das pessoas com algumas décadas de vida. O valor afetivo que se atribui à memória e à prática cotidiana desta iguaria constitui, por si só, elemento que corrobora para a sua continuidade no tempo.

Em 2019, assim como em 2018, a Festa do Divino Espírito Santo será realizada pela Paróquia de Santo Antônio em parceria com uma Comissão composta de Geralda da Conceição Oliveira Parisi, Jussara Maria Cruz Santos Fernandes, Maria Marta Mota Couto e Maria da Conceição Pereira Fernandes.

A política de proteção

A Festa do Divino e o Bolo de Arroz são bens imateriais, reconhecidos por meio do “registro”, instrumento este utilizado no país pelas políticas de preservação do patrimônio cultural à preservação de bens imateriais, tais como: as formas de expressão, celebrações e os modos de criar, fazer e viver, conforme artigo constitucional de 1988 e lei municipal que regulamenta a política municipal. Exatamente por serem importante referência cultural dos diamantinenses, é que tais manifestações foram tornadas patrimônio imaterial do município.

A política pública de proteção ao patrimônio realiza com a aprovação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e de Políticas Culturais, investimentos como medida de apoio e fomento da Festa do Divino Espirito Santo e do modo de fazer do Bolo de Arroz.  É executado anualmente, em parceria com os detentores do saber, o plano de salvaguarda para a valorização e recriação de cada bem.

Em 2019, é mantido o apoio a recriação com investimentos nos elementos da celebração, como peças, adereços e indumentárias, fomento aos grupos folclóricos, confecção dos docinhos para os tradicionais cartuchos que é produzido por grupo de doceiras do distrito de São João da Chapada. Como forma de divulgar o bem e oportunizar visibilidade ao mesmo, acontecerá a exposição do Divino Espírito Santo, no período de 20 de maio a 7 de junho de 2019, com elementos de festas passadas. Uma nova ação incorporada ao plano de salvaguarda para o ano de 2019 é a pesquisa e execução da partitura da Folia do Divino Espírito Santo de Diamantina, que será distribuída para as bandas locais.

Em conjunto com o Plano de Salvaguarda do patrimônio imaterial, o Programa “De Olho no Patrimônio”, criado em 2017, realiza anualmente ações de educação patrimonial que buscam assegurar a perpetuação das tradições e possibilitar que estas práticas, Festa do Divino e modo de fazer do Bolo de Arroz, se mantenham vivas na cidade.

Este patrimônio é nosso!

A Festa do Divino e o Bolo de Arroz são patrimônios nossos. Você pode participar da recriação e fortalecimento desses bens, primeiro conhecendo sua história e sua importância, segundo, procurando a SECTUR e discutindo as formas de contribuir que estão previstas no plano de salvaguarda. Elas se direcionam para alguns elementos que constituem os festejos, como por exemplo a alvorada e a distribuição do bolo de arroz e dos doces, o levantamento do mastro, o cortejo do império, a distribuição das medalhas do divino, a manutenção do grupo de marujada N. Sra. Rainha da Paz. O grupo de caboclinhos não mais faz parte da dinâmica social da festa, sendo este um desafio para sua revitalização. Nos ajude a mobilizar pessoas que queiram contribuir para a superação desse desafio. Faça parte dessa ação!

Conheça mais a nossa festa, procure na SECTUR o acervo com a memória dessa rica tradição e depois venha dialogar conosco! A SECTUR também oferece ações de educação patrimonial sobre estes bens, inscreva a sua escola!

Exposição sobre a Festa do Divino. Dias: De 21 de maio (terça-feira) a 6 de junho (quinta-feira) de 2019, de terça a sábado de 10h às 17h e aos domingos de 9h às 13h, no Museu do Diamante, Rua Direita, nº 14.

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO É VOCÊ!