DIAMANTINA NA LUTA CONTRA O TABAGISMO

DIAMANTINA NA LUTA CONTRA O TABAGISMO
 
O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa até 90% de todos os cânceres de pulmão e também tem influencia em vários outros tipos de cânceres além de ser um fator de risco significativo para acidentes cérebro-vasculares (derrame) e ataques cardíacos mortais.
 
No Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência a nicotina. 56,9 bilhões de reais são perdidos a cada ano devido a despesas médicas e perda de produtividade, e 156.216 mortes anuais poderiam ser evitadas.
 
Como forma de auxiliar no processo do abandono do tabagismo, a prefeitura Municipal de Diamantina através da Diretoria de Atenção Primária à Saúde implantou Grupos para Cessação do Tabagismo em 04 Estratégias Saúde da Família (ESF) em Diamantina: ESF Sempre Viva (Palha), ESF Viver Melhor (Rio Grande), ESF Renascer (Rio Grande) e ESF Vila Operária.
 
Os grupos contam com o apoio das profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e dos colaboradores das ESF’s.
 
A intenção é que esses grupos sejam renovados a cada ciclo, possibilitando o acesso do maior número possível de usuários interessados em parar de fumar.
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA
NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO É VOCÊ!