NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO
.
A Prefeitura Municipal de Diamantina vem, por meio desta nota oficial, esclarecer à população diamantinense sobre os fatos ocorridos no distrito de São João da Chapada no dia 04/09/2022.
.
Circulam nas redes sociais informações inverídicas de que agente municipal teria negligenciado socorro a vitima de acidente de motocicleta na localidade. Na verdade, o protocolo de resgate para situações de urgência/emergência exige o atendimento por equipe de socorristas, que, no Município, é feito pelo SAMU e/ou Corpo de Bombeiros Militar. O protocolo de atendimento determina que o socorro à vítima de acidente seja feito por profissionais devidamente capacitados e treinados para este tipo de atendimento, sob risco de causar maiores danos à saúde da vítima.
.
Embora o Município disponibilize ambulâncias nos Posto de Saúde do Distrito, não é preconizado que ela seja utilizada para atendimento a pacientes com risco de morte. Neste sentido, não cabia ao agente inabilitado outra opção senão aguardar o deslocamento da ambulância de resgate do SAMU, sob pena de ser responsabilizado pela imperícia em suas ações. A unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionada, mas, ao chegar ao local, não pôde realizar o atendimento de imediato porque a vítima havia sido removida por populares.
.
As “ambulâncias brancas” são preparadas para transporte de “pacientes que não apresentam risco de morte, para remoções simples e de caráter eletivo” (Portaria nº 2.048, de 05 de novembro de 2022, do Ministério da Saúde). Ou seja, jamais podem ser utilizadas para remoção de pacientes que necessitem de intervenções emergenciais, são feitas para transporte agendado no Posto de Saúde.
.
Apesar disso, erroneamente, há uma crença popular que as ambulâncias a serviço dos Postos de Saúde sejam utilizadas para responder a qualquer situação que envolva atendimento à saúde, ainda que não sejam preparadas para atendimentos.
.
Prestamos nossas condolências aos familiares e amigos da vítima acidentada na localidade de São João da Chapada, no último domingo (04/09/2022) e repudiamos qualquer manifestação de violência inflada pelo sensacionalismo daqueles que pretendem usar do senso comum, oportunistas de plantão e desinformados que não querem buscar a informação correta, para confundir a população e distorcer os fatos.
.
Diamantina, 05 de setembro de 2022.
.
PREFEITURA DE DIAMANTINA, NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO É VOCÊ!