AÇÃO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL RESGATA A CULTURA LOCAL EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

No dia 25 de maio (sábado), realizou-se o encerramento da Oficina de Confecção de Tapetes Devocionais de Diamantina. Essa ação é um projeto da Prefeitura Municipal de Diamantina, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio (SECTUR) em parceria com a Superintendência Regional de Ensino (SER). A Oficina de Confecção de Tapete Devocional é mais uma ação do Programa Municipal de Educação Patrimonial “De Olho no Patrimônio”.
Em sua 3ª edição, a oficina teve como público alvo alunos do ensino médio. Ao todo, participaram 06 escolas, totalizando 150 alunos inscritos. Os responsáveis em ministrar as oficinas foram os professores de arte que atuam nas escolas contempladas pelo projeto, sendo elas: Colégio Tiradentes da PMMG; E.E. Prof.º Gabriel Mandacaru; E. E. Prof.ª Isabel Motta; E.E. Prof.ª Gabriela Neves; E.E. Prof.ª Ayna Torres; E. E. Prof.º Leopoldo Miranda.
Um dos objetivos do projeto é realizar um processo de conscientização do diamantinense em relação à produção de tapetes para a procissão da Semana Santa e Corpus Christi, principalmente por parte dos jovens. Além disso, atentar para a necessidade de preservação do nosso patrimônio cultural imaterial, aliada à manifestação da tradição religiosa da confecção do tapete de rua.
Depois de participarem de oficinas, os alunos se reuniram no PÃO DE SANTO ANTÔNIO para o encerramento da oficina de educação patrimonial. O resultado foi a confecção de 03 tapetes enormes, cada um confeccionado por duas escolas, com desenhos que simbolizam a religião e os nossos patrimônios materiais, representados por cores vivas. Através do projeto foi possível o encontro de jovens de todos os bairros de Diamantina.
 
Diamantina: 20 anos de Título de Patrimônio da Humanidade. Estamos de Olho em Nosso Patrimônio!!!
PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA
NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO É VOCÊ!