TODOS JUNTOS NA GUERRA CONTRA A DENGUE! 🦟

Os surtos mais significativos da Dengue ocorrem no verão, devido às condições climáticas ideais para o desenvolvimento e disseminação da doença no país.

Em Diamantina, as ações de controle da Dengue são executadas diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde através de visitas periódicas em todos os imóveis do município pelos Agentes de Combate as Endemias.

Neste sentido, desde o início de janeiro deste ano, as visitas dos ACE foram intensificadas nas residências dos bairros mais infestados pelo vírus da Dengue. Os servidores seguem orientando a população, identificando e eliminando os focos do mosquito, bem como, tratando os focos permanentes.

Além disto, fortalecemos as ações de prevenção, identificando lotes vagos com risco potencial de infestação do Aedes, e solicitando aos proprietários ou responsáveis para sanarem as irregularidades existentes. Além disso, o tema “Combate ao Aedes Aegypti” tem sido trabalhado nas escolas, buscando transformar as crianças em aliados nesta luta.

A Secretaria Municipal de Saúde registrou até o dia 20 de fevereiro de 2020, 159 notificações de dengue, sem a ocorrência de nenhum caso grave ou óbito pela referida doença. Os casos notificados estão sendo acompanhados pelo setor de epidemiologia, que vem identificando caso a caso, todos os pacientes que ainda não realizaram exames comprobatórios da doença, a fim de conhecer e monitorar de forma mais eficiente o perfil epidemiológico da dengue em nosso município.

Uma conquista importante da área da saúde foi a transferência da realização dos exames realizados pelo laboratório de referência para Dengue em Montes Claros, para a FUNED em Belo Horizonte, o que reduziu o tempo de espera dos resultados de 3 meses para uma semana aproximadamente.

A participação ativa de toda a sociedade é a única forma de vencermos a guerra contra o Aedes Aegypti.